sábado, 2 de abril de 2011

Filosofias

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo" (Merleau Ponty).

"Se se deve filosofar, deve-se filosofar e, se não se deve filosofar, deve-se filosofar; de todos os modos, portanto, se deve filosofar" (Aristóteles).

"O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo das minhas elaborações, sei-o, naturalmente. E contudo não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?... Só os pensadores secundários que, na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições" (Husserl).

"O filósofo profissional ou técnico não só 'pensa' com maior rigor lógico, com maior coerência, com maior espírito de sistema do que os outros homens, mas conhece toda a história do pensamento, sabe explicar o desenvolvimento que o pensamento teve até ele e é capaz de retomar os problemas a partir do ponto em que se encontram, depois de terem sofrido as mais variadas tentativas de solução" (Gramsci).

"A filosofia não é mera especulação no vácuo ou simples jogo de conceitos abstratos. É trabalho sobre a experiência real e que cumpre levar a cabo sem perder esse sentido do concreto" (João Cruz Costa).

"A verdadeira eloqüência zomba da eloqüência, a verdadeira moral zomba da moral. (...) Zombar da Filosofia é, em verdade, filosofar" (Pascal).

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde. [...] A filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer por meio da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir" (Epicuro).

"Os filósofos não tem feito outra coisa se não interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo" (Karl Marx).



Nenhum comentário: